domingo, 6 de fevereiro de 2011

Visto Americano: categorias, procedimento e entrevista

O visto de entrada nos EUA é requerido para todos os cidadãos brasileiros, mesmo que estiverem somente em trânsito por algum aeroporto americano.
Muitas dúvidas surgem quando pensamos em obter o visto para os Estados Unidos. Mas apesar das histórias que ouvimos por aí, achei o processo relativamente simples e acredito que se você atender aos pré-requisitos e estiver com toda a documentação em dia, é improvável que tenha dificuldades para conseguir o seu.

Mas vamos lá, o que é preciso para aplicar para o visto americano?
Sei que é um pouco óbvio, mas acho que vale a pena frisar: antes de mais nada você vai precisar de um passaporte. Se você ainda não tem o seu, consulte o site da Polícia Federal.

Se o seu passaporte está em dia, o próximo passo é saber que tipo de visto atende as necessidades de sua viagem. Os vistos mais comuns para os EUA são:
  • B-2: para aqueles que visitam os EUA à turismo;
  • B-1: utilizado basicamente por visitantes à negócios;


No aeroporto: a partir de Sampa, a viagem para a maioria dos destinos dos EUA dura mais de 10 horas.

É importante que você esteja certo de qual visto é aplicável ao seu caso, antes de iniciar o processo de solicitação. Listei apenas alguns exemplos, mas existem diversos tipos diferentes de vistos para os EUA. Se sua viagem é somente para turismo, geralmente você vai precisar do visto B-2.
O processo para obter o visto B-2 é relativamente simples e encontra-se bem detalhado no site do Consulado Americano, incluindo informações gerais sobre vistos e o “passo a passo” para aplicação.

Mas e a entrevista?

Antes de mais nada, acho importante termos em mente que os EUA é um país foco para imigrantes de todo o mundo e sofre com diversos problemas consequentes da imigração ilegal. Então as autoridades consulares tem uma preocupação muito grande de não falharem, e sentem toda aquela responsabilidade. Mas não há necessidade de ficar desesperado em relação a entrevista: acredito que se você mostrar ao consulado que suas intenções são legítimas e que você tem recursos para arcar com as despesas de sua viagem é pouco provável que tenha problemas.
Então tenha bem claro o motivo de sua viagem e tenha certeza que você tem recursos para tanto. E claro, acho importante no dia da entrevista levar documentos que comprovem os vínculos com o Brasil (carteira de trabalho, declaração do imposto de renda, extratos bancários, certidão de casamento, etc., etc.): só falar não adianta.
Lembre-se que as autoridades devem ser sempre tratadas com cordialidade e que são eles que decidem se você se qualifica ou não para o visto.
Minha melhor recomendação é que você embase sua pesquisa e decisões em informações obtidas em serviços oficiais dos EUA, como o site do consulado. Desconfie de prestadores de serviço que “garantem” o seu visto.
Best.
LEIA MAISDicas: Disney e parques em OrlandoCompras: NY e MiamiCassinos em Las Vegas Uma Estrada para o Grand Canyon

0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Novo post

Confira o novo post: Arte e Arquitetura em Chicago