segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Arte e Arquitetura em Chicago


Chicago vive. A cidade é cosmopólita e imponente -  um verdadeiro show de arquitetura que impressiona mesmo viajantes calejados por outras famosas metrópoles do mundo.
Uma ótima forma que encontrei para iniciar minha visita por Chicago, foi realizando o passeio de barco da Chicago Arquitecture Foundation (Fundação de Arquitetura de Chicago, em português). Durante o tour, que percorreu o rio Chicago e teve duração de aproximadamente uma hora, a proficiente guia nos explicou os detalhes da arquitetura e história dos principais prédios que fazem parte do centro da cidade, nos conferindo uma visão geral de Chicago.

Após o passeio seguimos para O Milenium Park - um dos cartões postais da cidade. O parque fica no coração de Chicago e é aqui que os visitantes tem a oportunidade de conhecer a famosa escultura Cloud Gate (Portal para as nuvens, em português). A escultura metálica, que reflete parte do Skyline de Chicago, foi construída entre 2004 e 2006 pelo artista indiano, naturalizado britânico, Anish Kapoor. Devido a sua curiosa forma é também conhecida pelo apelido: "Feijão".
 
Ao lado do Milenium Park, econtra-se Chicago Art Institute (Instituto de Arte de Chicago, em português). O que era para ser uma visita rápida de 2 horas transformou-se em uma tarde inteira caminhando pelo museu. Também pudera, "O Quarto" de Van Gogh e uma das obras Water Lily Pond de Monet são apenas exemplos do que encontramos por lá.
Na manhã seguinte, seguimos para uma visita no Skydeck de Chicago localizado no topo na antiga Sears Tower. O deck fica no 104º andar o que cofere uma visão fascinante da cidade. Cheguei a ficar com frio na espinha ao encarar a estrutura de vidro: a sensação é que estava literalmente suspenso pelos céus de Chicago.
 
A noite de Chicago reservou ainda muita diversão. A famosa pizza “dip dish” é marca característica da cidade. Tem tanto recheio, que chega a lembrar uma torta de queijo. Durante a visita jantamos na pizzaria Giordanos, pela fama, e Uno, em decorrência de uma indicação de um colega que cresceu em Chicago.
Este post (e a viagem) não seria completo sem falarmos do cachorro quente de Chicago. Marca registrada da cidade é bem servido e recheado. Fomos ao Portillos, perto do Hard Rock café.

Encontramos ainda muitas atrações no Chicago Harbor (porto). Além das diversas opções para turistas, embarcamos para mais um passeio de barco - desta vez para uma vista do skyline da cidade.
Achamos o sistema de metrô de Chicago eficiente o que dispensou a necessidade de alugar carro.
Um final de semana quase foi pouco para aproveitar esta fascinante cidade. Acomodamos uma agenda intensa, mas sem prejuízo de diversão e lazer. Ainda assim, gostaria de ter tido pelo menos mais um dia para caminhar pela cidade. Fica para a próxima.
Best.

Novo post

Confira o novo post: Arte e Arquitetura em Chicago